Silvio Mendes (União Brasil-PI), candidato ao governo do Piauí apoiado por Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro Ciro Nogueira (PP-PI), deu uma declaração racista, durante entrevista ao vivo para o programa Jogo do Poder, da TV Meio Norte, nesta quarta-feira (31).
A jornalista Kátia D’Angeles, que é negra, questionou Mendes, ex-prefeito de Teresina, sobre o que seu plano de governo prevê para as mulheres e minorias no estado.
Sem pensar, o bolsonarista respondeu: “Kátia, eu imagino, eu que te conheço desde o Diário do Povo, eu imagino quantas discriminações você já sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. Então, em nome dessas mulheres que é a maioria da população, seja do mundo, do Brasil ou do Piauí, precisa ser vista, ser olhada, mas efetivamente”.
A frase “Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente”, evidentemente, provocou revolta nas redes sociais.
Silvio Mendes já foi processado por Chico Buarque
Em seu “currículo, Silvio Mendes já foi processado pelo cantor e compositor Chico Buarque pelo uso indevido de uma canção sua.
Além de exigir que a Justiça proíba o ex-prefeito de Teresina de usar a canção “Apesar de Você”, Chico ainda pediu uma indenização de R$ 100 mil por danos morais.
Mendes usou a composição e a voz do artista como trilha de um vídeo que ele divulgou em sua convenção partidária. O filme teve mais de 70 mil visualizações no Instagram.