Pesquisa FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (29) revela que 40% dos eleitores que declaram voto em Ciro Gomes (PDT) podem mudar seu voto para Lula (PT) até outubro. A migração do voto útil do pedetista - que pode dar a vitória no primeiro turno ao candidato do PT - é a maior registrada em todo o cenário pesquisado.
LEIA TAMBÉM: Lula mantém liderança e Bolsonaro não cresce em nova pesquisa FSB
Te podría interesar
Lula também é a segunda opção de 33% dos eleitores que declaram voto em Simone Tebet (MDB), que é a quarta colocada com 4% das intenções de votos no total. Ciro marca 9% de preferência do eleitorado.
Até mesmo boa parte de eleitores de Jair Bolsonaro (PL) - 17% - dizem que podem migrar seu voto para Lula até outubro. A maior parte, no entanto, de 28% diz que votaria em Ciro.
Te podría interesar
E é o pedetista também quem mais tem o potencial de transferir voto para Bolsonaro: 21%. Entre os que apoiam Simone Tebet, apenas 2% dizem que votariam no atual presidente.
A pesquisa aponta que os eleitores de Bolsonaro (89%) e Lula (82%) são os mais convictos em seus votos.
Entre aqueles que declaram voto em Ciro Gomes, 47% dizem não ter certeza da escolha. Já os que dizem que votaram em Tebet, apenas 39% afirmam que não vão mudar.
A FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Registro da pesquisa no TSE: BR-08934/2022.
Leia a pesquisa na íntegra