'FALA DIFÍCIL'

‘Enforcement’: Ciro usa linguagem complicada em entrevista ao JN

Palavras ‘difíceis’ usadas pelo pedetista no Jornal Nacional bateram recordes de buscas; veja algumas delas

Ciro Gomes durante entrevista ao Jornal Nacional em 23 de agosto de 2022.Créditos: Reprodução / TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

Após a participação do candidato Ciro Gomes (PDT) no Jornal Nacional na noite desta terça-feira (23), as “palavras difíceis” usadas pelo pedetista em seu discurso bateram recordes de buscas no Google.

De acordo com levantamento do jornal O Globo, entre as principais buscas estão as palavras “vassalagem” e “enforcement”. A primeira foi usada para ilustrar o que o candidato acredita ser a sua relação com o povo brasileiro. Em suas palavras, Ciro se considera um vassalo da população, ou seja, alguém que deve servir o interesse comum. Já o termo "enforcement", em inglês, foi usado como sinônimo de aplicação das leis.

Além dos termos citados, também houve um incremento nas buscas por “Projeto Nacional”, título do livro em que o pedetista explica seu plano de governo e formula críticas sobre a atual dinâmica política brasileira. Ciro Gomes mostrou a obra durante sua entrevista em rede nacional.

O candidato do PDT é o terceiro colocado na corrida presidencial com cerca de 6% das intenções de voto de acordo com a última pesquisa Datafolha. À sua frente estão o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32% e que já esteve na última segunda-feira no Jornal Nacional, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que lidera as pesquisas com 47% das intenções de votos e irá ao encontro de William Bonner e Renata Vasconcellos na próxima quinta-feira (25).