ELEIÇÕES 2022

DataFórum: diálogo com K-pop e discurso de Dilma em SP engajam perfil de Lula no Twitter

Bolsonarismo mantém estratégia de espalhar fake news sobre o PT e o fechamento de igrejas

DataFórum: diálogo com K-pop e discurso de Dilma em SP engajam perfil de Lula no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento DataFórum desta segunda-feira (22) mostra que o discurso da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) no comício de Lula realizado neste sábado (20), na capital paulista, teve forte impacto positivo nas redes sociais do PT e das comunidades de apoio. 

Além do discurso de Dilma Rousseff, outra ação que gerou impacto foi o diálogo do ex-presidente Lula com a comunidade K-pop (cultura pop sul coreana) que, ao responder um tuíte da referida comunidade, obteve grande alcance. A comunidade lulista teve 42% das menções no Twitter. 

O campo bolsonarista manteve a estratégia de espalhar a fake news que associa a vitória do Lula e do PT ao fechamento de igrejas. A extrema direita também continua com o discurso de colocar em dúvidas as pesquisas de intenção de votos. 

O comício de Lula no Vale do Anhangabaú também foi alvo de fake news bolsonarista que, para os apoiadores de Bolsonaro estava vazio e que isso "comprova" que o presidente é mais popular que o líder petista. O bolsonarismo obteve 43% das citações do Twitter. 

Foram analisados 608.935 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonaristas mantém tática de desqualificar pesquisas eleitorais 

Influenciadores bolsonaristas investiram em descredibilizar as pesquisas eleitorais, afirmando que não se vê eleitores do Lula e que havia poucas pessoas no comício do Anhangabaú. 

De maneira complementar são feitas postagens para “comprovar” a popularidade de Bolsonaro através da divulgação de apoios. Influenciadores bolsonaristas se concentram em responder postagens do Lula utilizando narrativas de extrema direita.


Lula acena para comunidade K-pop 

Lula mandou um abraço para fãs do K-Pop e obteve grande alcance, assim como uma foto dele com a Dilma fazendo L com os dedos. Houve novamente desmentido sobre fechamento de igrejas e afirmação que sob o governo Bolsonaro fecharam diversas empresas. 

Foi divulgado o comício no Anhangabaú e as falas do Lula e das principais lideranças. A redução de impostos sobre o whey protein foi ironizada, contrapondo-se ao preço alto dos alimentos básicos.

 

 

 

Comunidade pop elege Bolsonaro como inimigo dos direitos humanos 

 

A comunidade formada por usuários permeados pela cultura de redes teve como destaques críticas a Bolsonaro e apoio a Lula. O primeiro é colocado como inimigo dos direitos humanos e recebe críticas pela carestia e inflação. 

Lula, ao contrário, é evidenciado como alguém que pode resolver esses e outros problemas do País, além de destacado em postagens com elementos da cultura pop. 

 


Ciro Gomes volta a acusar Lula de ser responsável pela atual crise 

 

Ciristas, Ciro Gomes à frente, criticaram prioritariamente Lula por, segundo eles, ser responsável pela ascensão de Bolsonaro e pela tragédia brasileira. 

Teve bastante destaque a fala do Ciro sobre o endividamento da população, argumentando que o endividamento das mulheres, denunciado por Lula, começou com o governo petista. Ainda teve foco a aliança entre Lula e Alckmin, alvo de críticas.