ATÉ QUANDO?

Duda Salabert é ameaçada por nazistas novamente

A vereadora mais votada da história da Belo Horizonte recebeu uma nova ameaça nazista, dessa vez por carta, em seu gabinete: “onde vamos parar?”

Duda Salabert, vereadora em Belo Horizonte e candidata a deputada federal pelo PDT em 2022.Créditos: Assessoria Duda Salabert
Escrito en POLÍTICA el

A vereadora de Belo Horizonte e candidata a deputada federal Duda Salabert (PDT) relatou em suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (17) que recebeu novas ameaças, dessa vez por carta, diretamente no seu gabinete. As cartas levam recordes de jornal com frases e símbolos nazistas rabiscados por cima.

“Mal começou a campanha e toda essa violência e terrorismo político… onde vamos parar?”, desabafou Duda na mesma publicação em que faz a denúncia. Ela ainda diz que irá formalizar essa nova denúncia à polícia e que as ameaças não irão intimidá-la.

Entre as imagens que Duda divulgou nas suas redes sociais, a primeira mostra um recorte de uma notícia de jornal que chama atenção para a alta de contágios de varíola dos macacos na comunidade LGBTQIA+ de São Paulo. Sobre a página recortada, no cabeçalho uma suposta frase em alemão, seguida de uma suásticas e uma cruz da Luftwaffen, a força aérea alemã na Segunda Guerra Mundial.

Ainda no mesmo recorte, sobre a imagem que representa um ser humano humano infectado pela doença, a palavra “você” e uma seta apontando para a palavra “lixo” escrita logo acima. Ao lado, a seguinte frase tomou quase a totalidade da página: “Você “Duda” é um perigo para a sociêdade. Você tem quê ser isolado o mais rápido possível – de preferência em um campo de concentração cheio de porcarias iguais a você”. Os erros de português do autor das ameaças foram mantidos.

Ficam dois detalhes: o primeiro as ofensas em relação a condição de mulher transexual de Duda, tratando-a como um homem e, em segundo lugar, as óbvias referências ao terror nazista no ato da ameaça. Além do recorte detalhado aqui, Duda ainda divulgou, no tuíte reproduzido a seguir, a íntegra dos recortes. Em um deles, curiosamente, há xingamentos contra o recém empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, em matéria de jornal na qual o magistrado defendeu o respeito à diversidade.

Esta é a segunda vez nesse mês de agosto que a vereadora mais votada das eleições de 2020 em Belo Horizonte recebe ameaças de cunho nazista. No último dia primeiro ela havia denunciado uma ameaça de morte contra si e a família, recebida por e-mail. Dois jornalistas do Congresso em Foco também teriam sido alvos das ameaças na ocasião.

No dia seguinte, em entrevista ao Fórum Onze e Meia, Duda chamou a atenção para a violência política durante as campanhas eleitorais desse ano, que começaram oficialmente ontem. Ela também denunciou que há uma rede neonazista articulada no país e que se multiplicou no governo Bolsonaro.

O autor da denúncia do começo do mês foi identificado como William Mazza dos Santos e frequentaria o mesmo fórum neonazista dos atiradores do massacre de Suzano, em São Paulo. Um ano antes, a vereadora havia recebido outra ameaça, dessa vez direcionada à escola onde trabalhava. Segundo os neonazistas digitais, se a escola não a demitisse, veria um “banho de sangue”.

Assista a seguir a entrevista de Duda Salabert ao Fórum Onze e Meia.