ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipec: Marília Arraes lidera corrida para o governo de Pernambuco com 33%

Favorita é neta do ex-governador Miguel Arraes e está em seu primeiro mandato como deputada federal pelo Estado após uma década como vereadora no Recife

Marília Arraes (Solidariedade).Créditos: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa do Ipec, antigo Ibope, divulgada nesta segunda-feira (15) pela TV Globo, a candidata Marília Arraes (Solidariedade) lidera a corrida para o governo de Pernambuco com cerca de 33% das intenções de votos. Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil) disputam o outro lugar no segundo turno com 11%, 10% e 9%, respectivamente. Mesmo apoiado por Lula, Danilo Cabral (PSB) aparece com apenas 6%. Os demais candidatos tem intenções de voto abaixo de 1%.

O Ipec ouviu 1200 pessoas entre 12 e 14 de agosto em 50 cidades pernambucanas. Segundo o instituto, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos e seu número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09411_2022.

Ainda sobre a disputa pelo governo pernambucano, a rejeição a Danilo Cabral (PSB) é a maior entre os eleitores, atingindo 22% deles. Cabral é do partido do atual governador do Estado, Paulo Câmara, que, segundo meios de comunicação locais, tem a gestão mal avaliada. Na sequência vem a líder das pesquisas, Marília Arraes (Solidariedade), com cerca de 19% de rejeição, seguida por Anderson Ferreira e Miguel Coelho com 18%.

Neta do ex-governador Miguel Arraes, Marília é advogada assim como o avô. Ela atualmente exerce seu primeiro mandato como deputada federal pelo Solidariedade após dez anos como vereadora do Recife.

Corrida para o Senado

Já na corrida pela representação pernambucana no Senado, a disputa está um pouco mais acirrada. André de Paula (PSD) lidera com 14%, seguido por Teresa Leitão (PT) que tem 12% das intenções de votos. Se sequência vem Guilherme Coelho (PSDB; 9%) e Gilson Machado (PL; 7%). Os demais candidatos, Carlos Andrade Lima (União Brasil), Esteves Jacinto (PRTB), Roberta Rita (PCO), Dayse Medeiros (PSTU), Eugênia Lima (PSOL) e Teio Ramos (PMB) têm menos de 3% das intenções de votos cada um.