Pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta sexta-feira (12) mostra que o atual governador de Minas Gerais, Zema (Novo), tem 46% das intenções de votos e, caso a eleição fosse hoje, eliminaria o pleito no primeiro turno.
Na segunda colocação aparece Alexandre Kalil (PSD), com 24%, seguido de Carlos Viana (PL), que tem 6%. Os demais candidatos somam 4%.
No entanto, o cenário de intenção de votos nos candidatos ao governo de Minas se altera quando os nomes dos postulantes aparecem acompanhados de seus respectivos padrinhos políticos.
Quando o nome de Alexandre Kalil é associado ao do ex-presidente Lula, o candidato do PSD lidera a corrida com 33% das intenções de votos. Por sua vez, Zema, quando associado ao presidenciável do Novo, Felipe D'Avila, aparece com 23%, e Viana chega a 19%.
Para o diretor do instituto, Felipe Nunes, a decisão de Zema, de desassociar da imagem de Bolsonaro, "pode ter um preço alto".
Outro dado revelado pela pesquisa Quaest/Genial em Minas se mostra favorável a Kalil: 80% dos eleitores de Minas não sabem dizer quem é o candidato ao governo de Minas apoiado por Lula.
Dessa maneira, Felipe Nunes avalia que "com o tempo de TV e a campanha, essa informação (de que Kalil é o candidato de Lula) deve circular mais" e isso pode gerar crescimento para o candidato do PSD.
Além disso, há um outro dado positivo para Kalil: 40% do eleitorado ainda não o conhece e isso, segundo Felipe Nunes, atrapalha, neste momento, o seu crescimento. Fato que pode ser revertido com a campanha televisiva e de rádio.
Segundo turno
De acordo com a pesquisa da Quaest, em um eventual segundo turno entre Kalil e Zema, o atual governador venceria o pleito com 55% contra 29% de Kalil. O candidato do Novo também vencera Viana: 62% a 18%.
Para o diretor da Quaest, "a vitória de Zema sobre Kalil no segundo turno é explicada pela transferência de votos de Viana para Zema, pois, metade dos eleitores que escolhem Viana no primeiro turno, optariam por Zema no segundo".
O levantamento foi encomendado pela Genial, ouviu 2.000 pessoas em 108 municípios de todas as regiões de MG entre os dias 6 e 9/ago. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade de 95%. Pesquisa registrada BR-08299/22 e MG-09990/22.