O ex-presidente Lula (PT) esteve nesta terça-feira (5) na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, onde almoçou com executivos de multinacionais e banqueiros. A entidade patronal, que era presidida por Paulo Skaf e que apoiou o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), atualmente é comandada por Josué Alencar, filho de José Alencar, que foi o vice-presidente de Lula nos dois mandatos do petista.
O ex-presidente foi ao almoço acompanhado de seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), do pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante.
Te podría interesar
Entre os executivos de empresas e bancos, marcaram presença, além de Josué Alencar, Luis Carlos Trabuco (Bradesco), Carlos Alberto Sicupira (Ambev), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Dan Iochpe (Iochpe), Jacyr Costa (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp), Fabio Coelho (Google), João Moreira Salles (Itaú) e Roberto Azevedo, ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio.
Segundo relatos de quem acompanhou o encontro, confirmados a diferentes veículos de imprensa, a reunião foi considerada de "alto nível". Tanto Lula quanto os banqueiros e empresários teriam saído da reunião satisfeitos com as discussões, que envolveram temas como economia no geral, agricultura, comércio exterior, meio ambiente e educação. Interlocutores afirmam que Lula foi "bem recebido" e que estabeleceu um canal de diálogo com o setor empresarial. O ex-presidente não ia à Fiesp desde 2011.
Primeiro pré-candidato a ser recebido na Fiesp
Lula foi o primeiro pré-candidato à presidência das eleições deste ano a se reunir com empresários e banqueiros na Fiesp. A entidade pretende fazer uma série de encontros com presidenciáveis a partir de agosto. A reunião com o petista, no entanto, se deu em caráter extraoficial. A agenda foi classificada como "reservada".