A popularidade de Lula em Pernambuco, seu estado natal, tem causado uma situação inusitada na disputa ao governo do Estado, liderada pela ex-petista Marília Arraes, que se lançou pré-candidata ao governo pelo Solidariedade após deixar o PT, que apoia oficialmente Danilo Cabral, do PSB.
Segundo pesquisa Ipespe, divulgada nesta segunda-feira (4) pela Folha de Pernambuco, 52% dos pernambucanos votariam em um candidato apoiado por Lula.
Te podría interesar
Marília Arraes lidera a disputa na pesquisa estimulada, com 29% das intenções de votos, seguida de Raquel Lyra (PSDB), que tem 13%, e Anderson Ferreira (PL) com 12%. Cabral está em quarto, com 10% das intenções de votos.
No entanto, quando o levantamento revela que Cabral é apoiado por Lula, o candidato do PSB vai a 24% e empata com Marília Arraes, apresentada como candidata de Paulinho da Força.
Marília, entretanto, tem colado sua imagem à de Lula, principalmente entre quadros petistas descontentes com a decisão do partido em apoiar Cabral. A deputada ainda espera contar com Lula em seu palanque, já que na disputa nacional o Solidariedade faz parte da coligação que apoia o ex-presidente.
Bolsonaro
Em sentido inverso, a maioria dos pernambucanos rechaça candidaturas ligadas a Jair Bolsonaro (PL). Segundo a pesquisa, 48% dizem que não votariam em candidato apoiado pelo presidente - apenas 14% dizem que o apoio influenciaria positivamente e outros 36% que não altera.
A pesquisa telefônica foi feita entre os dias 28 e 30 de junho de 2022 e foram ouvidos 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3,2 pontos para mais ou para menos.