ACORDO HISTÓRICO

Pedro Ruas (PSOL) retira candidatura ao governo do RS para ser vice na chapa de Edegar Pretto (PT)

PT e PSOL estarão juntos de forma inédita na disputa pelo pelo Palácio Piratini

Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL).Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O PT e o PSOL chegaram a um acordo inédito no Rio Grande do Sul: os partidos, pela primeira vez, estarão juntos na disputa pelo governo do estado. Na noite desta sexta-feira (30), o vereador Pedro Ruas (PSOL), de Porto Alegre, retirou seu nome da disputa para ser candidato a vice na chapa liderada por Edegar Pretto (PT)

Ambos se reuniram na casa do petista para selar o acordo, que envolve ainda o nome do vereador Roberto Robaina (PSOL) como primeiro suplente do ex-governador Olívio Dutra (PT), que se lançou esta semana como candidato ao Senado pelo estado.  

"O vereador Pedro Ruas  será o meu vice na chapa para a disputa ao Piratini. Juntos representamos a unidade do campo popular (...) Juntos, com a nossa coragem, resistimos. Agora, com coração renovado de esperança, vamos reconstruir um novo tempo para o RS e para o Brasil. Um tempo de igualdade, justiça e tolerância", disse Edegar Pretto ao anunciar o acordo. 

"Hoje fechamos um acordo histórico: para enfrentar a direita no RS, o bolsonarismo e seus tentáculos gaúchos, fizemos uma aliança onde já entram Psol, PT, PCdoB, PV, Rede e outros que virão. Nosso pré-candidato ao governo do estado será Edegar Pretto e eu serei o pré- candidato à vice (...) Estou honrado com a escolha do meu nome para ajudar nessa construção, mandando meu abraço socialista para tod@s !!!, escreveu Ruas, por sua vez, através das redes sociais. 

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), celebrou a decisão: "Chapa é boa, nova e muito gaúcha. Pedro, brizolista histórico que se encontrou no Psol e Edegar, Presidente da Assembleia, deputado e parlamentar universal que veio dos movimentos e da nova geração democrática e libertária do Estado. CHAPA DA DIGNIDADE POLÍTICA DO RIO GRANDE". 

Última pesquisa no RS 

Pesquisa RealTime Big Data divulgada na quinta-feira (28) aponta que Edegar Pretto  está em terceiro lugar na disputa, atrás de Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), com 9% das intenções de voto. Pedro Ruas, por sua vez, aparece na sequência, com 5%. 

Pretto e o PT ainda tentam um acordo com Beto Albuquerque, pré-candidato do PSB ao governo do estado que registrou 3% das intenções de voto no último levantamento. 

Confira os números

Eduardo Leite (PSDB) - 29%
Onyx Lorenzoni (PL) - 24%
Edegar Pretto (PT) - 9%
Pedro Ruas (PSOL) - 5%
Luís Carlos Heinze (PP) - 4%
Beto Albuquerque (PSB) - 3%
Vieira da Cunha (PDT) - 2%
Ricardo Jobim (Novo) - 1% 
Roberto Argenta (PSC) - 1%
Gabriel Souza (MDB) - 1% 
Rejane de Oliveira (PSTU) - 1% 
Branco/Nulo - 10% 
Não sabe/não respondeu - 10%