ELEIÇÕES 2022

Consórcio de imprensa formado por UOL, G1, Folha e Estadão anuncia debate em pool

CNN, Band, SBT e RedeTV! também anunciaram debate presidencial no mesmo formato; proposta foi feita pela campanha de Lula

Consórcio de imprensa composto por UOL, G1, Folha e Estadão anuncia debate em pool.Créditos: Reprodução/ redes sociais / montagem Fórum
Escrito en POLÍTICA el

O consórcio de veículos da imprensa, que é composto pelo G1, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, UOL e Valor anunciaram nesta sexta-feira a realização de um debate presidencial em pool no dia 14 de setembro.

Por meio de um comunicado, o consórcio afirma que irá convidar para o debate os quatro primeiros colocados na última pesquisa Ipec ou DataFolha da semana que antecede a realização do evento. 

Em caso de empate técnico nas intenções de voto (não será levado em conta a margem de erro), o candidato que tiver a maior aliança e mais parlamentares no Congresso Nacional, será convidado. 

Além disso, o consórcio destaca que o evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmem presença e compareçam no dia. Os convites aos candidatos serão realizados nesta sexta-feira. 

O debate terá duração aproximada de 2 horas e será transmitido exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio. O formato inclui perguntas entre os candidatos e de jornalistas para candidatos. 

 


Primeiro debate entre candidatos à presidência será organizado de forma conjunta por Folha, UOL, Band e TV Cultura

 


Sites e emissoras de televisão decidiram acatar uma sugestão do ex-presidente Lula (PT) e vão formar um 'pool' para realizar o que deve ser um primeiro debate entre os candidatos à presidência da eleição deste ano. O encontro presidencial será organizado de forma conjunta por Folha, UOL, Band e TV Cultura e acontecerá no dia 28 de agosto, um domingo, às 21h, no estúdio da Bandeirantes, em São Paulo 

A iniciativa vem após CNN, Band e cancelarem seus debates pelo fato de Jair Bolsonaro (PL) e Lula não terem confirmado presença.

O atual presidente não deixa claro se vai ou não participar dos encontros presidenciais, enquanto o petista diz que vai marcar presença, mas defende que sejam realizados 3 debates no primeiro turno, através de um 'pool' de veículos, para que esses encontros não atrapalhem as agendas de campanha. A princípio, estavam sendo agendados 9 debates presidenciais antes do dia 2 de outubro, data do primeiro dia de votação. 

Em contato com a revista a Fórum, a RedeTV! informou que o seu debate com os presidentes não foi cancelado e ocorrerá no dia 2 de setembro e no dia 9 do mesmo mês, será realizado o debate com os candidatos ao governo do estado de São Paulo. 

 

Propostas pool foi sugerida pela campanha de Lula 

 

Durante entrevista concedida ao UOL na manhã desta quarta-feira (27), Lula foi questionado pelos entrevistadores se iria ou não aos debates, como resposta declarou que aceita, mas que não pode ficar refém da agenda dos canais. 

"Nós fizemos a proposta de que fossem 3 debates em um pool, para podermos viajar o Brasil e não ficar refém de uma infinidade de debates. Eu vou em debate com qualquer pessoa. O Bolsonaro só quer ir no segundo turno. Mas ele tem que lembrar que pode não ter segundo turno", disse Lula. 

Em seguida, Lula reforçou a sua disponibilidade de participar dos debates. "Eu gosto de debate, é uma coisa instigante, seja no primeiro ou no segundo turno, mas quero moralizar a quantidade de debate, não sou político de gabinete que espera o debate para aparecer".