Foi confirmada nesta sexta-feira (22), a chapa Marcelo Freixo (PSB) com o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (PSDB) de vice. O anúncio foi feito pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB).
A aliança foi oficializada mesmo com a falta de acordo dos tucanos com o Cidadania, que forma uma federação com PSDB e seguirá apoiando o candidato do PDT, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves.
Te podría interesar
Freixo destacou em entrevista ao Globo a importância da coligação com os tucanos, em nome daquilo que entende como um "combate à máfia que tomou conta do Rio". Ele também lamentou os recentes ataques feitos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que apoia Rodrigo Neves (PDT), e o definiu como "candidato que elegerá Cláudio Castro (PL), caso vá para o segundo turno".
União de forças
Para Freixo, o PSD de Paes não se juntou à chapa "por não entender a necessidade da união de forças". O pré-candidato explicou ainda a necessidade de uma aliança ampla para combater o que ele chama da “máfia” que se instalou no Rio de Janeiro:
Te podría interesar
“Estamos falando da maior aliança que este campo político já fez no estado. São oito partidos. Basicamente toda a esquerda, à exceção do PDT. O Rio não passa por uma simples crise. Há uma máfia instalada que precisa ser combatida com urgência. O momento é muito contundente e precisamos, sim, atrair forças políticas, como os tucanos, para nos posicionarmos contra este governo. É preciso encarar tudo com maturidade: vivemos em um país, no qual o presidente chama embaixadores para dizer que não vai respeitar o resultado das eleições. Bolsonaro e Castro representam isto que precisa ser combatido com a reunião de forças”, explica.
“Cesar já declarou voto em mim antes e, pessoalmente, sempre me dei bem com o Rodrigo Maia. A aproximação com este grande quadro foi natural e está de acordo com os diálogos mantidos com nomes como o Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central durante o governo de Fernando Henrique), que integra a equipe econômica da campanha, e o Marcelo Trindade (advogado que foi candidato ao governo em 2018 pelo Partido NOVO), que ajuda a formular o plano de governo. Precisamos nos unir contra o fascismo” afirmou ainda.
Com informações do Globo