A declaração de Anitta, anunciando apoio ao ex-presidente Lula (PT) já no primeiro turno das eleições presidenciais, provocou reações iradas de bolsonaristas. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), por exemplo, atacou a cantora nas redes sociais.
Porém, após Anitta revelar voto no petista, internautas não perdoaram e resgataram um vídeo durante a campanha de 2018, no qual o senador Flávio Bolsonaro (PL), irmão de Carlos, fez diversos elogios à artista.
“Eu nunca vi a Anitta na minha vida, nunca troquei mensagem com ela, não sei quem ela é. Eu sei que é uma menina que subiu na vida pelos próprios méritos, com o fruto do seu trabalho, uma pessoa honesta, correta e trabalhadora. É há uma pressão aí que ela se posicione contra o Bolsonaro. Não sei qual é a preferência político-partidária dela”, disse o filho de Jair Bolsonaro (PL).
“Agora, temos que entender o seguinte: parem de ficar patrulhando a vida dos outros. Vão pedir voto conforme as qualidades dos candidatos de vocês. Deixem a menina em paz. Deixem os artistas, as pessoas famosas, que quiserem se manifestar, se quiserem, fazer por conta própria, sem pressão”, afirmou, à época.
O detalhe: ninguém pressionou Anitta para que ela revelasse seu voto em 2022. A divulgação do seu apoio a Lula foi uma iniciativa da artista.
Na noite desta segunda-feira (11) Anitta fez uma série de tuites para declarar e explicar os seus motivos de apoio à candidatura de Lula. Para a artista, o assassinato de Marcelo Arruda, um dirigente petista, por um militante bolsonarista, mostra que o presidente Bolsonaro e a sua horda de seguidores precisam ser detidos.
Como se sabe, Anitta hoje é um fenômeno musical internacional e uma das artistas mais escutadas nas plataformas de streaming, dessa maneira, a sua declaração de apoio a Lula repercutiu na imprensa estrangeira.
Veja o que disse a imprensa internacional:
O jornal The Whashington Post publicou uma longa reportagem sobre o assassinato de Marcelo Arruda e o fato de que Anitta surpreendeu a todos a declarar voto em Lula após a barbárie em Foz de Iguaçu.
A publicação argentina Diario Hoy também repercutiu as declarações de Anitta e, assim como a publicação estadunidense, também citou o contexto de violência política no Brasil.
O mexicano 24 Horas El Diário Sem Limites destaco o fato de a cantora Anitta ser uma das artistas mais influentes do Brasil e que na campanha de 2018 ela foi cobrada por se posicionar contra Bolsonaro.
O portal europeu de cultura pop Pledge Times também destacou o apoio de Anitta a Lula e explicou que o apoio da cantora acontece após o trágico assassinato de Marcelo Arruda.