ELEIÇÕES 2022

Janones sinaliza que pode apoiar Lula em caso de segundo turno com Bolsonaro

O deputado federal, pré-candidato à presidência, disse que vai estar "do lado oposto ao de Bolsonaro" e que não vai se isentar "como um covarde" se o pleito for para o segundo turno

André Janones.Créditos: Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el

Pré-candidato à presidência pelo Avante, o deputado federal André Janones (MG) sinalizou, em entrevista à jornalista Renata Lo Prete neste segunda-feira (11), que pode apoiar o ex-presidente Lula (PT) em um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. 

Perguntado sobre em qual "lado" estará caso Bolsonaro questione o resultado do pleito, como vem sinalizando que vai fazer, Janones disse que estará "do lado da democracia", e que isso seria estar "do lado oposto" ao de Bolsonaro

"Eu vou estar ao lado da democracia. Eu vou estar ao lado da defesa das nossas instituições. Eu vou estar ao lado da possibilidade de que eu discorde de alguém e de que alguém discorde de mim, sem que isso implique um risco à minha vida. Logo, eu estarei do lado oposto ao do atual presidente Bolsonaro", declarou. 

Na sequência, a jornalista questionou o pré-candidato se ele apoiará Lula ou Bolsonaro em um eventual segundo turno. Janones, então, respondeu afirmando que não vai se isentar, reforçando a oposição ao atual presidente. 

"Não vou me isentar. Não vou ficar em casa como um covarde assistindo a tudo de braços cruzados. Entre estar do lado oposto ao Bolsonaro e estar explicitamente pedindo votos pra outro candidato, seja o ex-presidente Lula ou qualquer outro, existe uma exigência que eu farei. Que é a exigência que esse candidato se comprometa com as pautas do povo brasileiro, como a instituição de um programa de renda mínima, um olhar especial pra classe média, buscar dar uma atenção especial pra essas pessoas. Se algum dos candidatos que estiver do lado oposto a Bolsonaro assumir essas pautas, eu terei o maior prazer de estar militando ao lado desse candidato", explicou o parlamentar. 

Pesquisas apontam chance de Lula vencer já no primeiro turno

Na última pesquisa Datafolha sobre a corrida pela presidência, Lula marca 47% das intenções de voto, o que representa 53,4% dos votos válidos. Com este índice, o petista liquidaria o pleito já no primeiro turno.

Nos votos totais, isto é, considerando brancos, nulos e indecisos, Lula registra 47%, contra 28% de Jair Bolsonaro. O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT) surge em 3° lugar na sondagem, com 8% dos votos, à frente de um grupo de candidatos que não ultrapassam 2% das intenções de voto cada, como André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Os eleitores que não sabem são 4% e os que votarão branco ou nulo chegaram a 7%.