ELEIÇÕES 2022

Fernando Haddad pode ganhar no primeiro turno, diz Marcos Coimbra

Diretor do Vox Populi lembrou, entre outras coisas, que "ele é o candidato das duas principais lideranças vivas do estado de São Paulo hoje: Lula e Alckmin”

Fernando Haddad.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Marcos Coimbra, diretor do instituto Vox Populi, afirmou durante entrevista ao Fórum Onze e Meia, na manhã desta terça-feira (28), que o ex-prefeito e pré-candidato a governador por São Paulo, Fernando Haddad (PT), pode ganhar as eleições já no primeiro turno.

De acordo com ele, o pré-candidato ao governo bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicanos) está tentando levar a eleição para o segundo turno. “Hoje, do jeito que as coisas estão, a chance de Haddad ganhar no primeiro turno é muito concreta. Ele é o candidato das duas principais lideranças vivas do estado de São Paulo hoje, Lula e Alckmin”.

“Onde o Lula ajuda”, prosseguiu Coimbra, “ele está com Haddad, onde Alckmin ajuda mais, vai ser ele com Haddad, no interior do estado, cidades pequenas. Contra ele, há candidatos de dois políticos muito mal avaliados, Bolsonaro e João Doria”.

Sem endereço em São Paulo

Ele lembrou ainda que Tarcísio tem dificuldade de encontrar um endereço pra dizer que é dele no estado de São Paulo. “Se ele não sabe onde ele mora, o eleitor vai saber se ele é um cidadão pra governar São Paulo quatro anos? Ele cresceu rapidamente. Tem de 15% a 20% do eleitorado brasileiro que é paulista que gosta disso, das bravatas, que é o eleitor de ultradireita, que é bom que no Brasil seja só essa porcentagem. Tem lugar do mundo que é muito mais e atrapalha muito mais a política do país”.

Perguntado sobre se a candidatura de Márcio França (PSB) pode atrapalhar os planos de Haddad, Coimbra afirmou que sim. “Com certeza. O que eu estou dizendo é que, se a eleição ficar entre Haddad, Rodrigo Garcia e Tarcísio, a chance de uma vitória de Haddad no primeiro turno é muito real”.