ELEIÇÕES 2022

Antagonismo no Ceará: petista lidera para o Senado e bolsonarista para o governo do estado

Camilo Santana está na frente na disputa pela vaga na casa legislativa, enquanto o bolsonarista Capitão Wagner pode tomar o posto do Executivo estadual que vinha sendo dominado por PT e PDT

Camilo Santana e Lula; Capitão Wagner e Bolsonaro.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral no Ceará mostra um antagonismo entre a disputa pelo Senado e a corrida pelo governo estadual. Segundo o estudo, divulgado nesta segunda-feira (9), o ex-governador Camilo Santana (PT) é o favorito para ganhar a vaga à casa legislativa em Brasília, enquanto o bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil) lidera o páreo pelo governo do estado. 

Santana (PT), que renunciou ao cargo de governador para concorrer ao Senado, lidera com folga em todos os cenários. O petista tem, na principal simulação, 66,8% das intenções de voto, bem distante do segundo colocado, Marcelo Mendes (Avante), que tem 2,7%, e do terceiro lugar, Pastor Paixão (Republicanos), que vem com 0,5%. 19,5% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, enquanto outros 7,5% ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Governo do estado

Se por um lado Camilo Santana é o favorito para vencer a eleição ao Senado no Ceará, o bolsonarista Captão Wagner, que é policial militar da reserva, está na frente na disputa pelo Executivo estadual, dominado por uma aliança entre PT e PDT há dois mandatos. 

Segundo o Paraná Pesquisas, no principal cenário, Wagner tem 46,5% das intenções de voto, bem à frente da atual governadora Izolda Cela (PDT), que assumiu o posto após a renúncia de Camilo Santana - ela registra 24,2% das intenções de voto.  Adelita Monteiro (PSOL), por sua vez, tem 3,2% de Adelita Monteiro (PSOL). 18,6% dos eleitores disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto outros 7,5% não sabem ou não responderam. 

Outro cenário testa o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), no lugar de Izolda. Ainda assim Wagner lidera com 43,4%, contra 29,8% do pedetista. Já Adelita Monteiro, nesta simulação, registra 2,8%.

O levantamento Paraná Pesquisas contou com 1.540 entrevistas feitas em todas as regiões do Ceará entre os dias 1 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.