O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) confirmou em entrevista ao Fórum Café desta quarta-feira (4) que foi escalado pela campanha do ex-presidente Lula para conversar com empresários e banqueiros sobre as eleições. Padilha disse que nas reuniões fica patente que “[eles] sabem que apostaram num embuste [Bolsonaro]. Os empresários e banqueiros ainda têm receios com o que virá, mas o governo Lula será de diálogo". Nas conversas, ele assegurou que Lula deverá reativar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, instituído em seu primeiro governo, em 2003, com a presença de todos os segmentos econômicos e sociais.
Padilha foi ministro das Relações Institucionais (2009-2010) e ministro da Saúde (2011-2014), nos governos Lula e Dilma Rousseff e tem apresentado aos empresários e banqueiros os traços gerais do que pode ser o terceiro governo Lula. Ele esteve em 22 de abril em Washington, para uma reunião paralela ao encontro anual do FMI e do Banco Mundial e, uma semana depois, de um debate organizado pelo Itaú-BBA. Ele informou que há outras rodadas de conversas marcadas para as próximas semanas.
Te podría interesar
Padilha foi indicado em reportagem no Valor Econômico, na última terça-feira (3) como um possível ministro da Economia caso Lula vença as eleições. Ele negou qualquer conversa sobre o tema com Lula ou líderes do PT e confirmou apenas ter sido designado, pela experiência como ministro das Relações Institucionais, para as conversas com o chamado “mercado”
Na entrevista, o deputado federal disse que tem afirmado aos empresários e banqueiros que os governos de Lula são os únicos na história nos quais “houve um tripé virtuoso na economia, crescimento econômico, redução das desigualdades e responsabilidade fiscal”. Padilha tem afirmado aos interlocutores que inflação será um tema central no possível governo Lula: “Lula não suporta inflação, porque sabe que enquanto os ricos se protegem, os mais pobres ficam completamente à mercê, não conseguem se proteger”.
Assista ao Fórum Café com a entrevista de Alexandre Padilha: