O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) ficará de plantão nas redes sociais, com o objetivo de defender a aprovação do Projeto de Lei 2.564/202, que prevê piso salarial de enfermagem. O tema será votado nesta quarta-feira (4), na Câmara.
O parlamentar chegou a realizar um abaixo-assinado, no estado de São Paulo, com mais de 5 mil adesões, em apoio ao piso da categoria.
Padilha, que foi, inclusive, relator do Grupo de Trabalho, vai combinar entrevistas com enfermeiros e enfermeiras e, ao mesmo tempo, divulgar informações a respeito do desdobramento da votação na casa.
“Chegou o dia do Congresso Nacional fazer um gesto de gratidão a quem salvou tantas vidas na pandemia, da sala de vacina às UTIs. Provei no meu relatório que o valor do piso é menos do que 5% de tudo que é investido no SUS e menos de 4% do faturamento dos planos de saúde”, relatou Padilha.
“O PL é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e foi aprovado no Senado em novembro de 2021. Na Câmara, os defensores do PL costuram um acordo para tentar aprovar o projeto nesta quarta, segundo a versão chancelada na outra casa.
”A urgência da votação é fruto das intensas mobilizações dos trabalhadores e entidades das categorias de todo o país no Congresso Nacional, para que o projeto fosse colocado o quanto antes em pauta pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL)”, destacou.
“A luta pela garantia de um piso salarial justo para a enfermagem caminha há anos no Congresso”, diz Padilha
O Grupo de Trabalho, que teve o deputado como relator, após análises, apresentou dados reais sobre o impacto orçamentário e financeiro da saúde com aprovação do piso. "No relatório, provamos que os críticos da proposta mentem ao alegar que o valor do piso seria impossível de ser custeado ou que representaria ataques aos direitos dos cidadãos”, ressaltou Padilha.
O deputado é uma das atrações do Fórum Café, nesta quarta-feira (4), a partir das 6h30 da manhã.