EX-COMANDANTE DA ROTA

VÍDEO: Armado, Coronel Telhada também ameaça Lula de morte

Trata-se da terceira ameaça de morte feita por parlamentares contra Lula em um dia; Carla Zambelli intimida militantes: "Vou pregar bala"

Coronel Telhada ameaça Lula mostrando arma de fogo.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Um dia, três ameaças. Além do deputado federal Junio Amaral (PL-MG) e do deputado estadual Coronel Lee (DC-PR), o ex-comandante da Rota, uma das divisões da Polícia Militar mais sanguinárias de São Paulo, Coronel Telhada, que é deputado estadual pelo PP, também ameaçou o ex-presidente Lula (PT) de morte mostrando uma arma de fogo

Na noite desta terça-feira (5), Telhada postou um vídeo, dentro das dependências da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em que faz intimidações explícitas ao petista e ao que chamou de "seu bando". 

"Lula, vai lá em casa incomodar minha mulher, meus filhos, meu netos. Estou te esperando lá, você e todo seu bando. Pode vir quente que a gente tá fervendo", disparou o deputado, enquanto mostrava uma pistola presa à cintura

Assista

A sequência de ameaças a Lula veio como reação a uma fala recente do ex-presidente em encontro com sindicalistas, na qual  sugere que as pessoas façam manifestações na frente das casas de deputados ao invés de "gastar uma fortuna para ir a Brasília"

"O que Lula quis dizer é que fazer manifestações nos estados, às vezes, é mais eficiente, como fizemos na PEC 32, do que manifestações só em Brasília. E Lula falou em manifestações pacíficas, e não essas atitudes dele beligerantes e de ameaças", explicou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

frase completa de Lula que vem motivando as ameaças de morte é a seguinte: "O deputado tem casa. Então se a gente, ao invés de tentar alugar um ônibus, gastar uma fortuna, para vir para Brasília, que às vezes não resulta em nada, se a gente pegasse, mapeasse o endereço de cada deputado e fosse 50 pessoas para a casa desse deputado. Não é para xingar, não, é para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele. Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília”. 

PT representa contra Telhada

A bancada do PT na Alesp já oficiou o presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB), para que o parlamentar tome ciência da gravidade da ameaça feita pelo Coronel Telhada. Os deputados estaduais petistas informaram, ainda, que protocolarão representação contra o ex-comandante da Rota no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. 

"A situação se reveste de intensa gravidade uma vez que as ameaças feitas pelo deputado alcançam as deputadas e deputados estaduais, dirigentes, militantes que compõem e atuam no Partido dos Trabalhadores lado a lado do ex-presidente Lula, em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito", disse a líder da bancada do PT, deputada Márcia Lia. 

O deputado Emidio de Souza (PT) também condenou o uso de arma no parlamento, espaço na qual Telhada fez a ameaça. "Parlamento é lugar do diálogo e não de ameaça, é lugar de debater soluções para os problemas da população e não de incitar a violência, o armamento", disse.

Carla Zambelli: "Vou pregar bala"

A deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) decidiu pegar carona na onda de ameaças a Lula e também divulgou um vídeo, nesta quarta-feira (6), em que promete "pegar bala" em militantes petistas caso eles compareçam à sua casa. 

“Na minha casa tem pistola, e olha, mãe, se vier vagabundo ameaçar a senhora ou ao meu filho, a senhora está autorizada a pegar a pistola e meter o chumbo. Aqui vale a lei da legítima defesa. Minha mãe tem todo o dinheiro de defender a nossa família, se eu não estiver", disse ainda.