Reportagem da Pública revelou que a empresa que controla que o aplicativo iFood contratou agências de publicidade para sabotar a paralisação dos entregadores e atacar as lideranças dos movimentos, entre elas, o Galo de Luta.
Entre as agências contratadas está a Social Qi (SQi), que atuou como braço da Benjamin Comunicação. Um dos donos da SQi é o publicitário Danial Braga, que tem um relacionamento de longa data com o ex-governador de São Paulo e pré-candidato à presidência João Doria.
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De acordo com informações do DCM, documentos da Junta Comercial de Sçao Paulo (Jucesp) mostram que ele é sócio de Roberto Moretti Marques em duas empresas no mesmo endereço: Rs Aeron Soluções Em Comunicação Ltda e Social Inteligence Comunicação Eireli.
Daniel Braga está escalado para ser o marqueteiro de João Doria na campanha presidencial.
A relação entre Daniel Braga e João Doria
A relação entre Daniel Carlos Ferreira Fraga e João Doria existe a pelo menos sete anos. Em agosto de 2015, Braga assumiu a conta do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), à época presidida por João Doria e, como estratégia de comunicação, adotou a tática de "reality show".
Com o método de "reality show" na comunicação digital de Doria, o dia a dia do ex-governador de SP passou a ser gravado por até 20 horas diárias.
Daniel Braga adotou a mesma estratégia comunicacional na campanha de João Doria à prefeitura da cidade de São Paulo, em 2016. Na disputa, o candidato tucano liquidou o pleito no primeiro turno.
Em 2017, Braga integrou o governo de Michel Temer nas campanhas da reforma da previdência e trabalhista.
Na eleição de 2018 Daniel Braga atuou simultaneamente nas campanhas de João Doria ao Palácio dos Bandeirantes e na de Henrique Meirelles, que disputou o Palácio do Planalto pelo MDB.
Se com o mdebista Braga amargou uma derrota fragorosa, com a campanha de Doria, no segundo turno, ele foi vitorioso, motivo: a criação da campanha "BolsoDoria", ação responsável por colocar Doria em contato com o "Gabinete do ódio".
Durante uma palestra na universidade Mackenzie, realizada neste ano, Tayná Rudge, que trabalha na SocialQI, explicou como eles usam dados das redes e até mesmo memes para embasar a comunicação de políticos.
"A gente pega João Doria, 'calcinha apertada', dos mais eplicítos aos mais mascarados, para a gente entender o que estão falando dele e dos concorrentes. A gente tem gente fazendo coleta e análise [...] toda vez que vocês veem um comentário do Doria, tem 30 pessoas por trás daquio. Não é ele falando. Ele não tem tempo para ficar ali".
A fala de Tayná Rudge pode ser conferia a partir do minuto 27 no vídeo abaixo:
De acordo com a reportagem da Pública, a agência SocialQI é a responsável pela página "Não Breca Meu Trampo", além de outras páginas e perfis falsos para sabotar protestos dos trabalhadores de aplicativo.