Na edição do Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (13), com Dri Delorenzo e Renato Rovai, a deputada estadual Isa Penna (PcdoB-SP) falou sobre a aprovação da cassação do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP) e que o parlamentar tem usado o caso dela para "sustentar que a punição está sendo rigorosa demais". Penna não faz parte do colegiado, mas participou da reunião Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), desta terça-feira (13).
Do Val tem usado como argumento jurídico, o caso de Fernando Cury que, após apalpar Isa Penna, teve seu mandato suspenso por seis meses —e não foi cassado. Para ele, a extinção do seu mandato é uma pena excessiva.
"A gente lutou até onde foi possível pela cassação do Curi. Depois disso vieram vários casos de assedio na Policia Militar, no Exército, na CBF", relembra.
A deputada contou ainda, que recebeu apoio popular e várias denúncias de assédio de mulheres do Brasil inteiro.
"Depois disso a gente viu muitos casos de assédio implodindo, mulheres mandando mensagem no Brasil inteiro. Então isso virou um tema de massa, mesmo. E hoje é uma conquista que a sociedade não permitiu que outra sanção seja discutida que não a cassação do Artur do Val. Isso é uma vitória".
Veja:
Penna concluiu dizendo que vai continuar lutando contra a violência de gênero e a cultura do estupro.
" É esse coletivo de mulheres que se formou e que me sustenta para seguir nessa luta coletiva por uma sociedade sem a cultura do estupro", finaliza.
O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), (PcdoB-SP) e o vereador do Rio de Janeiro Chico Alencar (PSOL) também participaram da edição do Fórum Onze e Meia.