ELEIÇÕES 2022

Lula promete revogar todas as medidas do governo Bolsonaro sobre Terras Indígenas

Durante discurso no Acampamento Terra Livre, o ex-presidente também afirmou que em um eventual novo governo vai criar um Ministério para as questões dos povos originários

Lula promete revogar todas as medidas do governo Bolsonaro sobre Terras Indígenas.Créditos: Mídia Ninja
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) discursou nesta terça-feira (12) no 18º Acampamento Terra Livre (ATL), que acontece em Brasília e reúne representantes dos povos originários de todo o país. 

Antes de seu discurso, foi entregue ao ex-presidente Lula a carta dos povos originários com uma série de propostas de políticas públicas em prol dos indígenas. "O Mercadante não precisa mais ficar preocupado em montar um programa para os povos indígenas, ele já está pronto. Esse programa será construído por vocês", disse Lula sob aplausos. 

Em seguida, Lula afirmou que os "governos do PT não fizeram tudo, mas certamente ninguém fez mais do que a gente. E o mais grave é que praticamente tudo o que nós fizemos foi desmontado. Um governo [Bolsonaro] que não tem escrúpulos, que ofende os povos indígenas. Os indígenas não são os invasores. Eles já estavam aqui quando os portugueses chegaram em 1500."  

Para o líder petista, é preciso "dialogar com a sociedade brasileira", pois "os brasileiros têm que perceber que vocês têm o direito de reivindicar e nenhum fazendeiro tem o direito de invadir espaço indígena, não tem o direito de plantar soja de forma ilegal. Esse país tem terra demais, não é necessário invadir, muito menos garimpar". 

Após criticar as políticas do governo Bolsonaro, Lula afirmou que será necessário organizar o ‘Dia do Revogaço’. "Tudo que foi decreto [do governo Bolsonaro sobre Terra Indígenas] será revogado imediatamente", disse Lula, que ainda afirmou que o governo federal tem de atuar para a proteção das floretas. 

"Ninguém vai mexer em Terra Indígena sem que haja a concordância de vocês. Vocês me deram uma ideia: vamos criar um Ministério para discutir as questões indígenas. Não queremos invasão de Terra Indígena. Só tem uma razão para eu voltar: para fazer mais e melhor do que os governos anteriores." 

Por fim, Lula falou sobre a perseguição política que ele e a ex-presidenta Dilma Rousseff sofreram. "Cassaram a Dilma com um impeachment mentiroso, inventaram uma história para me prender e cá estamos nós de novo. Nós venceremos outra vez e os povos originários vencerão com a gente", finalizou Lula.