PETROBRÁS

Escândalo: Lobista, novo presidente da Petrobras tem empresas fantasmas

Reportagem do Brasil de Fato mostra que empresas comandadas por Adriano Pires possuem dados controversos registrados na Receita Federal

Adriano Pires foi escolhido como novo presidente da Petrobras.Créditos: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Além de ter atuado como lobista de empresas privadas do setor da energia e defender a privatização da Petrobras, o novo presidente da estatal, Adriano Pires, é acusado de possuir empresas de fachada com endereço localizado em prédios de luxo. 

Reportagem do jornalista Paulo Motoryn, do Brasil de Fato, mostra que Pires é dono de uma empresa chamada Tapd Nit Consultoria Empresarial, com capital social de R$ 1,2 milhão. De acordo com dados da Receita Federal, a empresa é sediada em prédio residencial de luxo localizado em área nobre da cidade de Niterói (RJ).

A Tapd, no entanto, não possui site oficial, nem aparece nos perfis profissionais de Adriano Pires ou do filho, Pedro Rodrigues, na rede social Linkedin.

O telefone registrado na receita está vinculado a um escritório de Niterói que diz não ter relação nenhuma com Pires.

Essa não é a única empresa com dados controversos. A Landon Planejamento, fundada em outubro de 2015, também parece atuar nas sombras. Até mesmo a consultoria que Pires divulga publicamente, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), tem controvérsias. A empresa possui dois CNPJs, um com o nome do novo presidente da Petrobras e outro sem.

Confira a reportagem do Brasil de Fato