O ex-presidente Lula será o anfitrião de um encontro realizado pelo Grupo de Puebla na próxima semana no Rio de Janeiro. O Encontro Internacional Democracia e Igualdade acontece nos dias 29 e 30 de março na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e contará com a presença de ex-presidentes e lideranças progressistas da América Latina e da Europa.
De acordo com a programação do evento, Lula será o encarregado de encerrar os trabalhos do encontro com o seminário "A igualdade e o futuro da América Latina", na quarta-feira (30), 18h. O ex-presidente falará sozinho por duas horas na atividade, que terá apenas o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, como mediador. A cerimônia de encerramento será na Concha Acústica Marielle Franco da UERJ.
Te podría interesar
“Esse evento tem como objetivo debater a democracia e a igualdade na América Latina, bem como as perspectivas de futuro, principalmente após os desafios que todos nós sofremos com a pandemia de Covid-19, evidenciando a necessidade de investirmos fortemente em educação, saúde, ciência e tecnologia para garantirmos uma melhor qualidade de vida para a população”, afirma Lodi.
Nas outras sete atividades promovidas pelo Grupo de Puebla, estarão presentes a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e os ex-presidentes José Luís Rodríguez Zapatero (Espanha), Ernesto Samper (Colômbia) e Fernando Lugo (Paraguai). Dilma, Samper e Lugo, inclusive, estarão juntos em uma mesa sobre "Um novo modelo de desenvolvimento solidário", realizada na terça-feira (29), 11h30.
Te podría interesar
Outras importantes lideranças latino-americanas também estão presentes no encontro, como a ministra das Mulheres da Argentina, Elizabeth Gómez Alcorta, o presidente do partido mexicano Morena, Mario Delgado, e a senadora colombiana Clara López.
A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-chanceler Celso Amorim e o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, também estão na programação.
Lula no Rio
O ex-presidente Lula desembarca no Rio de Janeiro no sábado (26) para participar do Festival Vermelho, que celebra o centenário do PCdoB. Após o evento, o petista seguirá no estado para uma série de reuniões e agendas com pré-candidatos. Entre elas, está prevista uma conversa com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do Rio favorito de Lula. O ex-presidente também abriu espaço na agenda para se reunir com o cantor e compositor Martinho da Vila, amigo de longa data.