ELEIÇÕES 2024

Haddad diz que PT deve apoiar Boulos prefeito em 2024

O líder do MTST retirou pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo PSOL em um gesto pela unidade da esquerda no estado

Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro Fernando Haddad, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, disse nesta segunda-feira (21) que o partido deve apoiar Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito da capital paulista nas eleições municipais de 2024. Boulos retirou pré-candidatura ao governo estadual nesta segunda em uma sinalização em prol da unidade em torno do nome de Haddad. O líder do MTST será candidato a deputado federal.

"O PT já manifestou a intenção de apoiar Boulos a prefeito em 2024. Isso segue em nosso radar", disse Haddad em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Boulos foi ao segundo turno nas eleições municipais de 2020, quando foi derrotado por Bruno Covas (PSDB).

Haddad disse ainda que vai buscar apoio do PSOL e da Rede para sua chapa nas eleições de outubro após a retirada de Boulos. "Vou procurar o PSOL e a Rede. Sabemos que o nosso desafio é enorme e ainda falta muito tempo para as eleições. Mas essa é a primeira vez em que podemos, de fato, ter um governo progressista em São Paulo", declarou.

Boulos será candidato a deputado federal: "Momento exige generosidade"

Guilherme Boulos, desistiu da pré-candidatura ao governo de São Paulo e anunciou, na manhã desta segunda-feira (21), que será candidato a deputado federal pelo PSOL nas eleições de outubro deste ano. Boulos afirmou que o momento exige generosidade para enfrentar o bolsonarismo em um dos momentos mais críticos da história do Brasil.

"O momento do Brasil exige gestos políticos e generosidade. Tomo esta decisão buscando fortalecer a unidade da esquerda no Brasil e em São Paulo", afirmou.

"Precisamos fazer um esforço sem precedentes para que outubro seja um ponto de inflexão no Brasil. Temos de enfraquecer o Centrão para ter a força política necessária para revogar medidas como a Reforma Trabalhista e o Teto de Gastos", acrescentou o pré-candidato.

"Haddad é o único que pode unir esquerdas e derrotar tucanato", diz presidente do PSOL

Após Boulos anunciar que renunciou a pré-candidatura ao governo de São Paulo, Juliano Medeiros, presidente do PSOL, elogiou o "gesto de grandeza" do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e sinalizou aliança em torno da candidatura de Fernando Haddad (PT) no estado.

"Como candidato a deputado federal, Boulos poderá ajudar a consolidar uma bancada ainda mais expressiva da esquerda e do PSOL na Câmara dos Deputados. Para o governo de SP, considero que Fernando Haddad é o único que pode unir as esquerdas e finalmente derrotar o tucanato", escreveu Medeiros.