ELEIÇÕES 2022

Voto útil: Lula atrai maioria de eleitores da terceira via para vencer no 1º turno

Pesquisa Quaest diz que os chamados "nem-nem" - que não gostaria que Lula ou Bolsonaro ganhassem - são 25% do eleitorado e 34% deles estariam dispostos a votar no petista

Bolsonaro e Lula.Créditos: Presidência da República / Ricardo Stukert
Escrito en POLÍTICA el

Um recorte importante da pesquisa Quaest/Genial divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que Lula (PT) tem a preferência da maioria dos eleitores da terceira via, que podem dar ao petista seu "voto útil" para vencer Jair Bolsonaro (PL) ainda no primeiro turno.

Na pesquisa, liderada por Lula, menos de 20% declaram votos em Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos), João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe D'Ávila (Novo). 

Entre aqueles que declaram que não gostariam que não gostariam que nem Lula e nem Bolsonaro ganhassem - os chamados "nem-nem" -, esse índice chega a 25% - 1 em cada 4 eleitores.

A Quaest perguntou a esse grupo se estaria disposto a mudar seu voto para evitar que um dos dois - Lula ou Bolsonaro - vença.

O resultado é que 34% diz que estaria disposto a votar em Lula para evitar uma vitória de Bolsonaro já no primeiro turno. Por outro lado, apenas 23% dizem que votariam no atual presidente para evitar a volta do petista.

Na prática, Lula poderia crescer 8,5% pontos percentuais para evitar uma vitória de Bolsonaro - que somaria 5,7% para evitar que o petista vença.

A mesma pesquisa mostra que Lula tem a preferência de 50,5% dos eleitores entre os candidatos - votos válidos -, o que dá ao pré-candidato do PT uma força maior para convencer os eleitores da terceira via ao "voto útil" para derrotar Bolsonaro.

Leia mais dados da nova pesquisa Quaest/Genial aqui

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar