Pesquisa Quaest: 74% dizem que voto em Lula é definitivo

Entre os 7% dos eleitores que declaram voto em Sergio Moro, 70% dizem que podem mudar. Levantamento aponta vitória de Lula no primeiro turno.

Escrito en POLÍTICA el

Detalhamento da pesquisa Quaest/Genial Investimentos divulgada nesta quarta-feira (9) revela que 74% dos eleitores que escolheram Lula (PT) confirmam que o voto é definitivo e não vão mudar de opinião.

Segundo o levantamento, que mostra vitória do pré-candidato do PT no primeiro turno com 51,7% dos votos válidos, Lula tem o maior percentual de eleitores definitivos entre os pré-candidatos.

Jair Bolsonaro (PL), que marca entre 23% e 26% nos cenários pesquisados, é a escolha definitiva de 65% daqueles que declaram que votarão nele.

No geral, 6 em cada 10 eleitores (58%) consideram sua decisão tomada, ante 40% que não descartam mudança caso algo aconteça.

Entre os 7% que declaram voto em Sergio Moro (Podemos), 70% dizem que podem mudar. Com Ciro Gomes (PDT), que tem os mesmos 7%, 38% dos eleitores se dizem convictos e 62% ainda estão incertos diante da escolha.

Com 2%, João Doria (PSDB) tem o maior número de eleitores em dúvida, com 73% admitindo a possibilidade de mudança.

Foram entrevistados presencialmente 2 mil eleitores, de 16 anos ou mais, nas 27 unidades da Federação, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95% (se 100 pesquisas fossem realizadas, 95 apresentariam os mesmos resultados dentro da margem de erro). A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-08857/2022.