CORRUPÇÃO

Ministro da Justiça de Bolsonaro nomeia amigo acusado de corrupção para cargo de confiança

O delegado Cristiano Barbosa Sampaio e o governador do Tocantins Mauro Carlesse foram afastados sob acusação de integrarem organização criminosa

Cristiano Barbosa Sampaio.Créditos: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Escrito en POLÍTICA el

O delegado da Polícia Federal, Cristiano Barbosa Sampaio, afastado do cargo de secretário de Segurança Pública do Tocantins sob a acusação de integrar uma organização criminosa que acobertava esquemas de corrupção no estado, ganhou um cargo de confiança no ministério da Justiça.

Sampaio, que já foi secretário de Segurança do Distrito Federal e é amigo do ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, foi nomeado para o cargo de coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública no ministério da Justiça.

O delegado foi afastado do cargo de secretário liminarmente pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell, junto com o então governador do estado, Mauro Carlesse.

Perseguir investigadores

O Ministério Público Federal acusou os dois de perseguir e afastar policiais civis que investigavam corrupção na área da Saúde.

O grupo também foi acusado de vazar informações para os investigados.

A decisão pelo afastamento do ministro Campbell ocorreu em outubro de 2021 e depois foi confirmada por unanimidade pelos 15 ministros da Corte Especial do STJ.

Assessores do ministro da Justiça afirmam que Sampaio tem um histórico de credibilidade e que deve ser considerado inocente até o fim do processo a que responde na Justiça.

Com informações da coluna de Mônica Bergamo