MAS A GENTE VAI GANHAR

Gilberto Carvalho: "Lula disse, a gente vai cair um pouquinho e o Bolsonaro vai crescer"

Ex-ministro analisa inércia de Sergio Moro nas pesquisas: "Lula e Bolsonaro fecham a porta para a terceira via"

Ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência Gilberto CarvalhoCréditos: Youtube/Fórum
Escrito en POLÍTICA el

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Dilma (PT), Gilberto Carvalho comentou, em entrevista ao Fórum Onze e Meia nesta sexta-feira (25), sobre as pesquisas divulgadas recentemente, que mostram um crescimento da intenção de votos em Jair Bolsonaro (PL) para o Palácio do Planalto

Segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25), Lula (PT) segue na liderança com 43%, mas Bolsonaro oscilou um ponto para cima e chegou a 26%. Sergio Moro (Podemos), porém, segue sem mostrar resultados satisfatórios, e há rumores de que o ex-juiz parcial pode até mesmo desistir da corrida eleitoral.

De acordo com Gilberto Carvalho, os resultados não são surpresa para Lula. "Lula está muito pé no chão. Ele me falou esses dias 'Gilbertinho, a gente vai cair um pouquinho e o Bolsonaro vai crescer um pouquinho. Vamos ganhar a eleição quando a gente for pra campanha mesmo'. Mas falou, vamos ganhar", afirmou Carvalho.

O ex-ministro analisou que a inércia de Moro ocorre porque Lula "fecha uma porta para a terceira via" quando decide abrir diálogo com políticos mais ao centro, como Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. Já Bolsonaro "não tem eleitores, mas sim fiéis". 

"As cautelas que Lula tomou foi com essa visão de que o Bolsonaro não derrete como a própria elite achou que ele ia derreter, aí assim haveria espaço para crescimento do Moro. O Lula, por um lado, fecha uma porta. E por outro, o Bolsonaro, com sua resistência, impede o crescimento da terceira via. O quadro está muito dividido", disse Carvalho.

Confira a entrevista na íntegra: