LUTO NA IGREJA CATÓLICA

Lula divulga nota sobre morte do papa emérito Bento XVI

Lula se encontrou com Bento XVI em duas ocasiões durante seu segundo mandato na Presidência da República. Papa emérito, Joseph Ratzinger morreu aos 95 anos.

Bento XVI e Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente diplomado Lula (PT), que toma posse nesse domingo (1º), divulgou um tuite na manhã deste sábado (31) em que lamenta a morte do papa emérito Bento XVI, que morreu às 9h34 aos 95 anos.

"Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre", escreveu Lula, compartilhando fotos com Joseph Ratzinger nas duas ocasiões em que se encontraram.

Bento XVI e Lula se encontraram pela primeira vez em 2007, quando o petista estava em seu segundo mandato. Foi a única viagem de Ratzinger ao Brasil durante seu papado. Na ocasião, ele participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe durante os cinco dias em que fiou em solo brasileiro, entre 9 e 13 de maio.

Na visita, o pontífice canonizou o primeiro santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão.

Um ano depois, em novembro de 2008, Lula retribuiu a visita e esteve com Bento XVI no Vaticano. Cinco anos depois, no dia 28 de fevereiro de 2013, Ratzinger abdicou do papado e foi sucedido por Francisco, com quem Lula mantém uma relação mais próxima, de amizade.