O presidente diplomado Lula (PT), que toma posse nesse domingo (1º), divulgou um tuite na manhã deste sábado (31) em que lamenta a morte do papa emérito Bento XVI, que morreu às 9h34 aos 95 anos.
"Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre", escreveu Lula, compartilhando fotos com Joseph Ratzinger nas duas ocasiões em que se encontraram.
Te podría interesar
Bento XVI e Lula se encontraram pela primeira vez em 2007, quando o petista estava em seu segundo mandato. Foi a única viagem de Ratzinger ao Brasil durante seu papado. Na ocasião, ele participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe durante os cinco dias em que fiou em solo brasileiro, entre 9 e 13 de maio.
Na visita, o pontífice canonizou o primeiro santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão.
Te podría interesar
Um ano depois, em novembro de 2008, Lula retribuiu a visita e esteve com Bento XVI no Vaticano. Cinco anos depois, no dia 28 de fevereiro de 2013, Ratzinger abdicou do papado e foi sucedido por Francisco, com quem Lula mantém uma relação mais próxima, de amizade.