Conforme prometido, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá em seu novo governo uma indígena na presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai). Nesta sexta-feira (30), o futuro mandatário anunciou que a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) comandará o órgão.
"Estive com Joenia Wapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!", escreveu Lula em suas redes sociais ao fazer o anúncio.
"Aceitei considerando todas as demandas dos povos indígenas, o desafio de uma reconciliação do país, fortalecimento dos diretos, principalmente em relação à demarcação e proteção das terras indígenas", disse, por sua vez, a parlamentar, a primeira indígena da história a ser eleita para a Câmara dos Deputados.
Atualmente, a Funai está sob a batuta do Ministério da Justiça. No governo Lula, porém, o órgão migrará para a estrutura do recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, que será comandado por Sonia Guajajara (PSOL-SP).