Jair Bolsonaro (PL) deu entrada, na manhã desta segunda-feira (26), ao posto médico que fica no Palácio do Planalto. Embora a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência não tenha se manifestado, pessoas próximas revelaram que o ainda presidente ficou 1h20 no local para se submeter a uma revisão da infecção que tem na perna, chamada erisipela.
A agenda de Bolsonaro, como acontece com frequência após a derrota para Lula (PT) nas eleições, não previa compromissos para esta segunda.
Saiba o que é erisipela
Muito comum em pessoas diabéticas, obesas e com problemas no sistema vascular periférico, a erisipela é um processo infeccioso causado por uma bactéria que atinge a gordura do tecido celular e se expande para os vasos linfáticos, fazendo com que os membros inferiores fiquem avermelhados, quentes e posteriormente apresentem feridas.
Nos casos em que a doença é diagnosticada pela primeira vez, e bem no início dos sintomas, os médicos dizem que é possível tratá-la para curá-la, por meio de antibióticos, o que se torna mais difícil em estágios mais avançados ou em recidivas, que tendem a tornar o problema crônico.