LEGISLATIVO

Saiba quem assume a vaga no Senado quando Camilo virar Ministro da Educação

Segundo senador indicado ministro, assim como Flávio Dino, suplente do ex-governador tomará posse em janeiro

Escrito en POLÍTICA el

Dois senadores e ex-governadores nordestinos assumirão o cargo de ministro do novo governo a partir de janeiro. O maranhense Flávio Dino (PSB) assume  pasta da Justiça e Segurança Pública a partir do dia 1º, e o cearense Camilo Santana (PT) assumirá como Ministro da Educação. Nos dois casos, mulheres com menos de 50 anos tomarão posse de uma cadeira no Senado Federal.

Da esquerda para a direita, Augusta Brito e Ana Paula Lobato, respectivamente suplentes de Camilo Santana e Flávio Dino.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo sobre a indicação de Camilo numa reunião em Brasília na noite desta segunda-feira (19), que contou com a presença da atual governadora do estado, Izolda Cela (Sem partido, ex-PDT), que será a secretária nacional de Educação Básica.

Suplentes

Com a indicação de Camilo Santana na Educação, quem assume o mandato do ex-governador do Ceará no Senado é a deputada estadual Augusta Brito (PT). Nascida em maio de 1976, Augusta tem 46 anos e foi a primeira mulher líder do Governo na história da Assembleia Legislativa do Ceará. Ex-prefeita do município de Graça (CE), foi eleita deputada estadual em 2014 e reeleita em 2018.  Na Assembleia Legislativa, tornou-se procuradora Especial da Mulher. No cargo, pautou o debate sobre igualdade de gênero e acerca da violência contra mulher.

Augusta ocupa um mandato na Assembleia Legislativa do Ceará até 31 de dezembro. Como a legislatura dela encerra neste ano, ela não precisa renunciar para ser diplomada para o novo cargo - cuja posse ocorre apenas em 2023. A segunda suplente é a ex-secretária de Governo, Janaína Farias. Ambas são filiadas ao PT. 

No caso do também senador eleito e futuro ministro Flávio Dino, sua primeira suplente será a mulher mais jovem na Casa Legislativa. Ana Paula Lobato (PSB), atualmente vice-prefeita de Pinheiro (MA), é também enfermeira e empresária, tem 38 anos e é casada com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB-MA).