TRANSTORNO NAS ESTRADAS

MTST diz que "não provocará nenhuma situação de confronto com bolsonaristas"

Movimento convocou militantes para desbloquear rodovias fechadas por atos de apoiadores de Jair Bolsonaro que não aceitam a vitória de Lula nas eleições.

Militantes do MTST em ato nas ruas de São Paulo.Créditos: MTST
Escrito en POLÍTICA el

Em mensagem nas redes sociais no início da tarde desta terça-feira (1º), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que convocou militantes nos estados a desbloquearem as rodovias onde há protestos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), afirma que "não provocará nenhuma situação de confronto com bolsonaristas".

"Para que fique claro: o MTST não provocará nenhuma situação de confronto com bolsonaristas. Isso só interessa a eles", disse o movimento em tuite às 12h36.

A declaração aconteceu pouco mais de uma hora depois que a coordenação-geral do MTST fez a orientação aos militantes.

"Nós do MTST sempre estivemos nas ruas lutando por direitos sociais legítimos como casa e comida. Muitas dessas vezes fomos recebidos com tiros, bombas, agressões e prisões. Diante desse fato, a coordenação nacional do MTST orienta sua militância nos estados a organizar manifestações para desbloquear as principais vias de acesso, exigindo o respeito ao resultado eleitoral. Esperamos ser tão bem recebidos pelas forças de segurança quanto os bolsonaristas estão sendo", diz a nota.

O tuite foi divulgado diante do apelo de vários seguidores para que o movimento não interfira nos atos, deixando a ação para as instituições, para que não contribua para o agravamento da situação.

Em Minas Gerais, as torcidas Máfia Azul, do Cruzeiro, e Galoucura, do Atlético-MG, divulgaram vídeos desbloqueando pontos de protestos no estado. Os atleticanos criaram até um "disk bloqueio", divulgando um número para atender solicitações de desbloqueio nas estradas.