ELEIÇÕES 2022

Lula promete que junto com Haddad levará metrô a Guarulhos

Ex-presidente participou de carreata na cidade que é a segunda com a maior população no Estado de São Paulo

Carreata de Lula em Guarulhos.Créditos: Reprodução/InstitutoLula
Escrito en POLÍTICA el

Após carreata na manhã desta sexta-feira (7) em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo e segundo município mais populoso do Estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma entrevista coletiva ao lado do candidato ao governo paulista, Fernando Haddad (PT). Entre outros temas, ambos prometeram levar o metrô da capital paulista ao centro do município de 1,3 milhão de habitantes.

Se não tiver parceria entre governos federal, estadual e municipal, a coisa não acontece. Por exemplo, Haddad eleito governador, vamos trazer o metrô até Guarulhos. É uma reivindicação antiga. Vamos colocar no programa de governo e só pode ser feito com parceria. O Estado, só, não pode tudo, tem limitações”, declarou Lula.

O ex-presidente ainda falou sobre alguns pontos do seu programa de governo que prevê um maior estímulo ao crescimento econômico do país por meio do Orçamento da União e do financiamento de bancos públicos para empresas e empresários de todos os tamanhos.

“Vamos recomeçar, aí a economia começa a crescer. A economia volta a crescer, vai gerar emprego, vai gerar renda. É tudo o que queremos: fazer esse país voltar a crescer para gerar emprego, gerar salário, gerar consumo e gerar crescimento econômico”, disse.

Lula ainda falou sobre a importância da sociedade construir uma democracia mais participativa, e sinaliza que buscará estender a governança para amplos setores da sociedade que hoje se encontram excluídos. Além disso, ofereceu a construção do “orçamento participativo” em contraposição ao orçamento secreto do atual presidente, usado para angarias apoios no parlamento.

“Não vai ser apenas um engenheiro que vai decidir o que fazer. Vamos ouvir o povo, o que interessa fazer em Pernambuco, na Paraíba, em São Paulo, no Rio de Janeiro e, assim, nós vamos fazer muito mais”, disse. Na sequência lembrou os presentes que seu programa foi definido em parceria com diversos setores da sociedade. “Não é um programa do PT. É um programa que a sociedade está ajudando a construir”, explicou Lula.