O PT decidiu nesta quinta-feira (6) que irá apoiar a candidata Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno nas eleições para o governo Pernambuco. O partido chegou a cogitar o apoio à adversária de Marília, Raquel Lyra (PSDB) ou mesmo a neutralidade. A decisão final teve o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ocorreu em reunião do diretório estadual do partido horas atrás. Oficialização do apoio ocorre na próxima sexta (7).
O PT havia cogitado apoiar a tucana Raquel Lyra buscando o apoio do partido. O mesmo era estudado em relação a Eduardo Leite, candidato tucano ao governo do Rio Grande do Sul. Como até o momento Leite não declarou apoio a Lula no segundo turno, por uma questão de reciprocidade a aliança não saiu. Já no caso da candidata pernambucana, o apoio recebido por ela de parlamentares bolsonaristas afastou sua candidatura de Lula.
Para a campanha de Marília, o apoio de Lula é muito bem-vindo, uma vez que o ex-presidente teve 65,3% dos votos válidos no Estado. No primeiro turno Marília obteve 24% dos votos válidos conta 20,5% da adversária. Já Danilo Cabral (PSB), apoiado por Lula, obteve 18% e ficou em quarto lugar em um disputa muito acirrada.
Ex-petista, Marília Arraes deixou o partido no começo do ano após seis anos na legenda. À época, ela reclamou por ter se considerada preterida pela direção do partido justamente para as eleições estaduais desse ano. Em março, logo após entrar no Solidariedade, já participou de um evento que selaria aliança do partido com o PT para as eleições de outubro. Ao que parece, os problemas de meses atrás foram superados.
Ambas candidatas têm recebido apoios de prefeitos, parlamentares e de figuras da política nacional desde que ficou definido o segundo turno no Estado. As primeiras pesquisas de intenção de votos em Pernambuco para o segundo turno começarão a ser divulgadas a partir da próxima terça-feira (11).
*Com informações da Folha.