O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a destilar preconceito e xenofobia contra os nordestinos ao comentar a votação para a presidência no primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (5).
O ex-presidente Lula (PT), além de ter passado para o segundo turno em primeiro lugar, venceu com folga no Nordeste, região onde obteve mais votos: 21.753.139, contra 8.787.394 em Bolsonaro.
Te podría interesar
Em live transmitida na noite desta quarta-feira (5), o atual presidente endossou os ataques a nordestinos que vêm sendo feitos por bolsonaristas ao associar a vitória de Lula na região ao "analfabetismo" e "falta de cultura".
"Uma notícia importante, pessoal, tá aqui na CNN. Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, o desemprego, a falta de esperança, é assim que age a esquerda no mundo todo", disparou o mandatário.
Te podría interesar
Apesar da taxa de analfabetismo citada por Bolsonaro, os estudantes de escolas do Nordeste estão entre os que apresentam, anualmente, os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, mais especificamente, na redação exigida pela prova.
Assista ao momento em que Bolsonaro faz a declaração preconceituosa