IDOSO DA ESCOPETA

Empresário bolsonarista que lambe arma e prega golpe de Estado é preso em SP

José Sabatini, que já ameaçou Lula com arma e foi visto em cenas bizarras exibindo armamento e pregando golpe, foi detido pela polícia na cidade de Arthur Nogueira, no interior paulista

Dois momentos de Sabatini: lambendo a escopeta e passeando com a arma em SP..Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O empresário bolsonarista José Sabatini, que recentemente voltou aos holofotes por aparecer em vídeo lambendo o cano de uma arma e andando pelas ruas com uma escopeta e defendendo golpe de Estado, foi preso nesta terça-feira (4) em sua casa na cidade de Arthur Nogueira, no interior de São Paulo. 

O motivo da prisão, segundo a Polícia Militar, é o fato de Sabatini ter ameaçado um morador da cidade com uma faca. Ele já era investigado pela Polícia Civil por conta dos vídeos em que aparece armado e "mandando" o presidente Jair Bolsonaro (PL) aplicar um golpe de Estado

“Bolsonaro, tamo junto aí na luta, hein, Bolsonaro... E eu vou te mandar um recado... Um recado não, é uma ordem que eu tô te dando... Na hora que você colocar a faixa de vencedor das eleições, você vai dar um golpe no Congresso e no Supremo, e o golpe vai ser esse: vocês vão ter que seguir a Constituição... Nada mais, nada menos... Esse é o golpe! Seguir a Constituição... Porque não dá pra viver assim... Essa é a ordem...", diz o bolsonarista no vídeo que viralizou. 

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, Sabatini foi preso após ser denunciado por discordar da cobrança de honorários advocatícios relacionados a um processo que um morador de Arthur Nogueira moveu contra ele e ameaçá-lo com uma faca

Ameaça a Lula e apreensão das armas 

As armas do bolsonaristas já tinham sido apreendidas em março de 2021, depois que ele divulgou vídeo no qual ameaçou atirar em Lula (PT). O ex-presidente chegou a apresentar queixa-crime por injúria, calúnia e difamação. Porém, inexplicavelmente, o caso foi arquivado, segundo o site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Osvaldo Nico Gonçalves, delegado-geral da Polícia Civil, relatou que Sabatini recebeu as armas de volta no dia 21 de setembro, depois de uma decisão judicial. O bolsonarista gravou o vídeo em que aparece lambendo o cano da escopeta e defendendo um golpe de Estado no mesmo dia. 

"Ele ganhou na Justiça e, quando chegou na rua, fez aquela palhaçada lá", declarou o delegado-geral, de acordo com reportagem de Alfredo Henrique e Rogério Pagnan, na Folha de S.Paulo.

Com a repercussão dos dois vídeos, a Polícia Civil realizou uma representação para apreender de novo as armas de Sabatini. Ambas estão legalizadas, mas, apesar disso, a exposição do armamento é indevida.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) relatou que que equipes do DHPP e do 3º DP, em Campos Elíseos, realizam diligências para localizar Sabatini.