ELEIÇÕES 2022

Número de votos no 1º turno faz Lula passar FHC e é o maior da história

O ex-presidente Lula recebeu 57,2 milhões de votos, a maior quantidade obtida por um candidato à presidência desde a redemocratização

Lula bateu recorde.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O número de votos recebido por Lula (PT) no primeiro turno da eleição deste domingo (2) - 57,2 milhões - é o maior obtido por um candidato à presidência do Brasil desde a redemocratização, quando as eleições em dois turnos começaram a vigorar.

Lula obteve 46,3% dos votos totais e 48,43% dos válidos. Seu percentual de votos totais é maior, inclusive, do que o registrado em eleições definidas no primeiro turno.

Lula superou Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O tucano registrou, em 1994, 44,09% de todos os votos, o equivalente a 34,3 milhões. Em 1998, 35,9 milhões, o que representou 43,14% dos votos.

FHC venceu no primeiro turno porque o percentual de votos inválidos (brancos e nulos) alcançou os níveis mais altos já registrados (18%), o que acaba diminuindo a quantidade de votos necessária para vencer, de acordo com reportagem de Amanda Rossi, no UOL.

No primeiro turno de 2022, ocorreu o contrário. O percentual de brancos e nulos foi de apenas de 4,4%, o mais baixo para primeiros turnos em eleições presidenciais. Com menos inválidos, é necessário ter uma quantidade bem maior de votos para ganhar na primeira etapa do pleito.

O recorde anterior de votos totais era do próprio Lula. Nas eleições presidenciais de 2006, o petista alcançou 44,52% dos votos totais.

Lula e Bolsonaro concentram mais de 90% dos votos válidos

Outro dado significativo é que o primeiro turno deste ano foi o que mais concentrou votos nos dois primeiros colocados na história da democracia brasileiro. Lula e Jair Bolsonaro (PL) receberam juntos 91,6% dos votos válidos.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar