DESINVESTIMENTO

Com aumento da fome e da miséria, Bolsonaro corta 87% de doação de leite

O programa Alimenta Brasil, que atende famílias no Nordeste e em MG, enfrenta seu maior desfinanciamento federal e a menor quantidade do produto distribuída

Créditos: Agência Brasil/Reprodução/ND
Escrito en POLÍTICA el

O aumento da fome e da miséria no Brasil não sensibiliza Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Em mais um golpe na população de baixa renda, o governo federal cortou, entre janeiro e agosto, 87% do total de litros de leite distribuídos no Alimenta Brasil, em comparação com o mesmo período de 2021.

O programa do leite, como é conhecido, atende famílias em extrema pobreza que vivem nos nove estados do Nordeste e no norte de Minas Gerais.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

A opção por esta área é em função do maior grau de insegurança alimentar. É na região da Sudene que estão 11 milhões das 20 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil, de acordo com reportagem de Carlos Madeiro, no UOL.

O Brasil tem, atualmente, mais de 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Apesar do dado alarmante, a quantidade de leite doado a famílias pobres caiu quase 90% neste ano.

Durante o mês de agosto, por exemplo, somente 54 produtores venderam ao governo federal um total de 236 mil litros de leite. Para se ter uma ideia da queda de investimento no programa, em outubro de 2021, foram 4.443 produtores que comercializaram 5,9 milhões de litros de leite. Em janeiro de 2022, nenhum litro de leite foi comprado.

Programa do leite atinge seu auge no governo Dilma

O programa atingiu seu auge entre 2011 e 2012, no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Na época, 28 mil produtores vendiam leite ao governo federal.

A diminuição do financiamento do programa fica evidente quando é observado o orçamento investido. Até agosto de 2022, foram somente R$ 7.453.265,22. O valor é pouco mais da metade do que foi gasto em novembro de 2021, por exemplo: R$ 13.192.481,34.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar