ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula tem 70% dos votos válidos no Nordeste; saiba os números em outras regiões

Do total de eleitores entrevistados pela pesquisa, 43% correspondem ao Sudeste e 27% ao Nordeste, as regiões mais populosas do Brasil

Lula no Recife com Marília Arraes e João Campos.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Na pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (19) em que o ex-presidente Lula (PT) aparece liderando a disputa presidencial com 52% dos votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro (PL), também foi publicada a preferência regional para cada candidato. Como já era de esperar, sobretudo após os resultados do primeiro turno, o petista lidera no Nordeste com 70% dos votos válidos.

Bolsonaro tem apenas 30% dos votos válidos na região que já está 95% decidida sobre quem irá votar no próximo dia 30 de outubro. Em compensação, o atual presidente é quem lidera com folga em outras duas regiões.

- Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

No Sul, onde 92% dos eleitores se dizem decididos, Bolsonaro lidera com 59% dos votos válidos contra 41% de Lula.

Indo para o Centro Oeste, onde 94% do eleitorado se diz decidido sobre o voto, a distância caiu um pouco e a liderança do presidente ficou em 57% a 43% em região .

Já no Norte e no Sudeste a disputa está mais equilibrada com pequena vantagem de Jair Bolsonaro. No Norte, onde 92% dos eleitores se declararam decididos sobre o segundo turno, Bolsonaro lidera com 52% dos votos válidos contra 48% de Lula.

Já no Sudeste, a região mais populosa do Brasil onde no primeiro turno especulava-se uma vitória petista, Bolsonaro lidera com 53% dos votos válidos.

Do total de eleitores entrevistados pela pesquisa, 43% correspondem ao Sudeste e 27% ao Nordeste, as regiões mais populosas do Brasil. Os eleitores do Sul são 14% da amostragem e os do Norte e Centro Oeste correspondem a 8% e 7%, respectivamente.

A pesquisa, contratada por TV Globo e Folha de S. Paulo, realizou abordagens  presenciais a pessoas em pontos de circulação de 181 municípios brasileiros, entre os dias 17 e 19 de outubro de 2022. Foram entrevistados 2912 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.