Em pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (17) a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a cair e chegou aos 46% de eleitores que afirmam não votar nele “de jeito nenhum”. Apesar da queda, Bolsonaro ainda é mais rejeitado do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 41% no mesmo índice.
Na última consulta do instituto, divulgada na segunda-feira passada (10), Bolsonaro tinha conseguido, pela primeira vez, apresentar rejeição abaixo de 50%. Na ocasião ele teve 48% de rejeição contra 42% de Lula.
Ambos os candidatos diminuíram seus índices de rejeição na última semana. No entanto, o saldo do período de consultas ao segundo turno pode ser favorável a Bolsonaro em termos de melhora de imagem, uma vez que o ex-presidente diminuiu sua rejeição em 4 pontos percentuais desde 5 de outubro quando saiu a primeira consulta. Lula, por sua vez, aumentou sua rejeição no período em 3 pontos. Mas apesar da melhora na imagem ser comemorada pela campanha bolsonarista, o atual presidente continua tendo uma rejeição maior, como ocorre desde o início das campanhas.
Um outro dado trazido pela pesquisa é em relação à certeza do voto. 45% dizem já estarem fechados com Lula contra 38% que estão com Bolsonaro e não devem “virar a casaca”.
A pesquisa entrevistou 2008 eleitores em 184 cidades brasileiras entre o último sábado (15) e esta segunda (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
*Com informações do G1.