O ex-presidente Lula (PT) esteve nesta quarta-feira (12) no Complexo do Alemão, favela localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. A caminhada foi um sucesso e o líder petista arrastou uma multidão consigo.
Para além das fotos e vídeos que circulam nas redes, uma imagem despertou a curiosidade de muita gente: em um dos registros fotográficos Lula aparece usando um boné preto e na parte frontal há uma sigla bordada na cor vermelha: CPX.
Te podría interesar
A sigla CPX bordada no boné usado por Lula é a abreviação para "Complexo de Favelas". A sigla é usada pelos movimentos sociais e culturais para se referir às regiões do Rio de Janeiro que formam um complexo de favelas, são elas:
- Complexo do Alemão ou CPX Alemão;
Te podría interesar
- Complexo da Penha ou CPX Penha;
- Complexo da Maré ou CPX Maré;
- Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.
Além de ser utilizada para agregar o conjunto de favelas, a sigla CPX também é muito usada na internet como forma de facilitar na hora da digitação.
Diante do sucesso do ato de Lula no Complexo do Alemão, bolsonaristas criaram uma fake news sobre a sigla e a relacionaram ao crime.
O ator Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e que aprece ao lado de Lula nas fotos, foi às redes rebater as mentiras sobre a sigla. "Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam BXD para Baixada e RJ para Rio de Janeiro", disse o ator.