ELEIÇÕES 2022

Lula foi o melhor no debate na Globo, diz pesquisa Ipespe

A sondagem do Ipespe revela também que a influência no debate foi pequena. Apenas 1% diz que mudou de voto após assistir o programa. Outros 76% dizem que "reforçou sua escolha anterior de um candidato". 

Lula em debate na Globo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Ipespe divulgada neste sábado (1º), véspera da eleição, revela que Lula (PT) venceu o debate na Globo, realizado entre a noite de quinta (29) e a madrugada de sexta-feira (30), entre os entrevistados que assistiram ou ouviram falar do programa - 77% dos 1,1 mil entrevistados por telefone.

Leia também: Lula se mantém com chances de vencer no primeiro turno e Bolsonaro cai, diz Ipespe

Segundo a sondagem, 30% desses eleitores disseram que Lula foi quem se saiu melhor no debate. Outros 22% citaram Jair Bolsonaro (PL). Simone Tebet (MDB) ficou em terceiro, com 14% das menções, e Ciro Gomes (PTB) foi citado por 7%.

Candidato laranja infiltrado pelo PTB, de Roberto Jefferson, para fazer dobradinha com Bolsonaro, "padre" Kelmon foi considerado o melhor no debate para 3% dos entrevistados. Soraya Thronicke (União) e Felipe D'Ávila (Novo) foram citados por 2% cada. Outros 8% citaram que nenhum foi o melhor e 12% não sabem ou não responderam.

A pesquisa mostra ainda que 60% dos entrevistados assistiram todo ou em parte o debate, enquanto 17% diz que não assistiu mas ouviu falar - 22% dizem que nem ouviram falar do ato e 1% não respondeu.

A sondagem do Ipespe revela também que a influência no debate foi pequena. Apenas 1% diz que mudou de voto após assistir o programa. Outros 76% dizem que "reforçou sua escolha anterior de um candidato". 

O estudo mostra ainda que 2% estavam indecisos e escolheram um candidato e 6% não conseguiram fazer a escolha - 3% resolveram não votarm em ninguém e 12% não responderam.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) na sexta-feira (30). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança de 95,45%. O registro no TSE é 05007/2022.

Leia a íntegra

Archivos adjuntos