ELEIÇÕES 2022

Ipec na Bahia: Jerônimo cresce três pontos mas ACM Neto mantém liderança

Em consulta para presidência da República, o ex-presidente Lula lidera com 70% dos votos válidos no estado

Jerônimo Rodrigues (PT)Créditos: Mateus Pereira/GOVBA
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Ipec com eleitores da Bahia divulgada neste sábado (1), ACM Neto (UB) aparece como provável vencedor com 51% dos votos válidos. Já seu principal adversário, Jerônimo Rodrigues (PT) subiu mais 3 pontos e apresenta 40%.

A esperança da campanha petista nestas últimas horas antes da abertura das urnas jaz no fato de que nas últimas consultas pôde ver seu candidato crescer, enquanto o adversário apresentava queda. No entanto, a liderança inicial de ACM Neto era muito alta e chegava a 69% das intenções de votos no final de agosto. No último levantamento chegou a 54% e hoje apresentou três pontos a menos.

Jerônimo tinha apenas 17% no final de agosto. A aposta da campanha é de que ACM Neto caia mais um pouquinho até amanhã, o suficiente para haver um segundo turno. Por enquanto, o candidato do União Brasil lidera as sondagens de segundo turno com 53% dos votos totais, contra 39% de Jerônimo.

Além dos dois principais candidatos, o bolsonarista João Roma (PL) é o terceiro colocado com 7% dos votos válidos. Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) não passaram do 1% cada um.

Outra consulta realizada pelo Ipec na Bahia foi sobre as intenções de votos dos eleitores baianos para a presidência da República. Nela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial no estado com surpreendentes 70% dos votos válidos. Ele é seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 21%, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) com 3% cada, além de Felipe D’Ávila (Novo) Soraya Thronicke (UB) com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores em 92 municípios baianos entre 29 de setembro e 1 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.