O senador Fabiano Contarato, que recentemente decidiu deixar a Rede para entrar no PT, se emocionou na cerimônia de filiação ao partido, realizada na noite desta sexta-feira (28) em Vitória (ES), sua cidade de registro eleitoral.
Ex-delegado, Contarato ganhou destaque por sua atuação na CPI da Covid no Senado. Ele já havia se reunido com Lula, no final do ano passado, para acertar sua filiação ao partido.
A cerimônia contou com a participação, por videconferência, de Lula, da presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e inúmeros deputados, senadores e dirigentes petistas. O senador Jaques Wagner (PT-BA) esteve no evento de forma presencial, além de lideranças do PT do Espírito Santo.
Contarato foi à cerimônia acompanhado de seu esposo e seus dois filhos. "Eu estou emocionado, presidente Lula, porque meu esposo está aqui graças ao Prouni. Muitas pessoas perguntam, por que você foi pro PT? Porque o PT é o partido dos pobres, dos pretos, dos pardos, dos índios, dos quilombolas, da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, das mulheres", disse, com os olhos marejados.
"Eu sempre fui petista", adicionou o senador, relembrando de quando, na juventude, foi barrado em uma sessão eleitoral por ter desenhado uma estrela do PT em sua camiseta.
Em sua fala, Lula enalteceu o trabalho de Contarato junto à CPI da Covid e destacou a qualidade política do senador. “É uma benção de Deus para nosso partido”, disse.
"Não é todo o dia que nasce um político da postura, do caráter, da dimensão de Fabiano Contarato – uma obra-prima de ser humano”, definiu Lula. “Eu ficava olhando você na CPI do Covid e ficava imaginando que orgulho seria ter você no PT, um senador da sua qualidade no nosso partido", prosseguiu Lula.
Assista às falas de Contarato, Lula e Gleisi na cerimônia