"O Telegram é uma barbárie completa", diz pesquisador

Durante o Jornal da Fórum, o pesquisador Felipe Pena, da UFF, defendeu a suspensão da plataforma que não possui sede no Brasil; possibilidade é discutida no TSE

Foto: Ivan Radic/FlickrCréditos: Ivan Radic/Flickr
Escrito en POLÍTICA el

O pesquisador Felipe Pena, professor de Comunicação da UFF e coordenador de uma pesquisa sobre fake news na universidade, defendeu a suspensão do aplicativo Telegram no Brasil durante participação no Jornal da Fórum nesta quinta-feira (20). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cogita a suspensão da rede após não conseguir contato com os responsáveis da plataforma, que não possui sede no Brasil.

O pesquisador disse ao jornalista Miguel do Rosário, no Jornal da Fórum, que o grupo de pesquisa de teoria do jornalismo da Intercom/UFF, no qual ele coordena, analisa 100 grupos bolsonaristas de Telegram e de WhatsApp (80x20). O objetivo é mapear as notícias falsas que são elaboradas nesse ambiente sem controle e identificar a percepção das pessoas diante das narrativas mirabolantes gestadas pela base de apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Pena, há uma migração do WhatsApp pro Telegram, em razão do controle que a rede social estadunidense tem imposto. "O grande problema do Telegram é que não tem escritório no Brasil, é uma terra sem lei mesmo. Isso que o Barroso fez é um pré-aviso. Tenta contato, mas não consegue", explicou Pena.

"Eu sou favorável sim à suspensão. Não tem escritório no Brasil para responder? Tem que fechar. Senão vira terra sem lei. O Telegram é uma barbárie completa. As pré-conclusões nas nossas pesquisas são as piores possíveis", completou.

"O Telegram é russo e a Rússia chegou a suspendê-lo por 2 anos para que ele agisse de forma a responder por seus atos no país. Outros 9 países já fizeram isso, o Brasil não seria o primeiro", acrescentou.

Pena destacou que a circulação das fake news é extensa nos grupos bolsonaristas. "Eu diria que de cada 10 fatos que são narrados pelas hostes bolsonaristas, 9,5 são notícias falsas bombásticas, elaboradas", afirmou. "A aposta toda do Bolsonaro é nos grupos de Telegram", pontuou.

Assista ao Jornal da Fórum desta quinta-feira:

https://www.youtube.com/watch?v=kniS219-BcM

Temas