O perfil oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) usou as redes sociais nesta quinta-feira (9) para recordar um presente recebido em 2017. A postagem do STF chama a atenção por fazer referência à Corte Internacional de Justiça, a Corte de Haia, em meio às tensões promovidas pelo presidente Jair Bolsonaro.
"Em 2006, o ministro aposentado do STF Francisco Rezek finalizou seu mandato como membro da Corte de Haia. E a bandeja é um presente tradicional enviado por aquela Corte após o término da participação de seus membros", diz a postagem, de "memória".
"Estão gravadas as assinaturas dos membros da Corte do período respectivo. Em 2017, o presente foi doado do acervo pessoal do ministro ao Museu do Supremo Tribunal Federal", completa a publicação.
A mensagem sobre Haia foi vista como uma ironia do STF ao recuo de Bolsonaro. O presidente assinou carta em que elogia o ministro Alexandre de Moraes e pede paz. Apesar de aliviar o tom, o chefe do Executivo voltou a atacar membros do STF durante live. Bolsonaro fez insinuação sexual contra o ministro Luís Roberto Barroso.
O presidente é alvo de denúncia por genocídio no Tribunal Penal Internacional (TPI), que também se localiza em Haia. Ainda que não seja o mesmo órgão, a mensagem foi vista como uma referência ao processo que corre no tribunal vizinho.