Depois de falar sobre seu interesse em concorrer a uma vaga no Senado Federal, o apresentador José Luiz Datena anunciou nesta sexta-feira (9), durante o programa de rádio Manhã Bandeirantes - comandado por ele - que é pré-candidato à presidência da República pelo PSL em 2022.
"Meu foco sempre foi o Senado e governo [de São Paulo]. Hoje, nesse momento, como o partido decidiu, eu sou pré-candidato à Presidência da República. E eu também não sou um cara burro. Se passar dos dois dígitos eu vou pro pau. Mas tenho também possibilidade de candidatura a Senado ou governo [estadual] se a campanha não decolar", declarou o apresentador ao jornalista Leonardo Sakamoto.
"Me perguntaram se seu seria oposição a Bolsonaro. Lógico. Se eu for candidato, serei oposição a ele, ao Lula, ao Ciro, a todos que estiverem concorrendo", completou.
Datena ainda revelou que Ciro Gomes chegou a oferecer a ele uma vaga para concorrer ao Senado pelo PDT.
O anúncio feito pelo apresentador chama a atenção por ter sido realizado em um programa em que ele próprio comanda, o que pode configurar utilização indevida de uma concessão pública para fazer campanha eleitoral antecipada.
O PSL divulgou comunicado na quinta-feira (8) confirmando a filiação do apresentador e afirmando dar “total apoio” à pré-candidatura dele à presidência.