Ciro Nogueira é contra o voto impresso nas eleições 2022

Futuro ministro da Casa Civil tem posição contrária ao do futuro chefe, Jair Bolsonaro

Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook)Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Dois acontecimentos são esperados para os próximos em Brasília: a posse de Ciro Nogueira como ministro da Casa Civil e a apresentação do presidente Jair Bolsonaro de uma pessoa que irá provar uma fraude nas eleições de 2014 ocorrida por uma suposta fragilidade na segurança das urnas eletrônicas. O primeiro acontecimento é um fato que o tempo irá consumar, já o segundo é esperado com descrença até pela base bolsonarista. E para completar a “alegria” dos bolsonaristas, Ciro Nogueira é contra o voto impresso nas eleições 2022.

Como é possível afirmar isso sem nenhuma declaração em público feita pelo político?

Simples, ele estava no grupo de 11 partidos políticos que decidiram se unir contra o voto impresso um mês atrás.

A posição do grupo tem 2 lados:

  1. De confiança na segurança do voto eletrônico e contrários a quaisquer mudanças nas regras do jogo eleitoral;
  2. E na falta de tempo hábil para implementação do voto impresso a pouco mais de 1 ano para as eleições.

A maioria dos presidentes dos 11 partidos confia nas urnas eletrônicas, enquanto que alguns fazem ressalvas quanto ao prazo somente.

Ciro Nogueira está no segundo grupo, sem se mostrar hostil ao voto impresso e nem declarar confiança plena nas urnas eletrônicas.

Político habilidoso e que transita tanto nos partidos de esquerda quanto de direita, estaria nessa postura a brecha para mudar de posição e declarar apoio ao voto impresso e agradar ao novo chefe? Ou manterá, ciente do enfraquecimento de Bolsonaro e do fortalecimento do Centrão, sua real posição sobre o voto impresso?

Os próximos dias devem mostrar a cara que Ciro Nogueira adotará para a posição de Ministro-Chefe da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro.